segunda-feira, 29 de abril de 2013

Polícia revista moradores e faz varredura na comunidade.

29/04/2013 05h42 - Atualizado em 29/04/2013 10h16

Polícia Militar ocupa a comunidade Cerro-Corá, na Zona Sul do Rio

Operação começou às 5h e em 30 minutos a favela já estava ocupada.
Polícia revista moradores e faz varredura na comunidade.


Renata Soares e Mariucha MachadoDo G1 Rio

Em 30 minutos, 400 homens do Bope ocupam o Cerro-Corá (FÁBIO TEIXEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO)A comunidade Cerro-Corá, no Cosme Velho, na Zona Sul do Rio, foi ocupada as 5h30 desta segunda-feira (29) por homens da Polícia Militar. A PM entrou na comunidade às 5h e depois de meia hora realizava varredura e revistava moradores. Cerca de 400 homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Choque e do Batalhão de Ação com Cães estão na comunidade.
Cerca de 400 homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Choque e do Batalhão de Ação com Cães estão na comunidade. (Foto: Mariucha Machado / TV Globo)
Cerca de 400 homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Choque e do Batalhão de Ação com Cães estão na comunidade. (Foto: Mariucha Machado / TV Globo)
Segundo o coronel Frederico Caldas, relações públicas da PM, a ação representa o fechamento do cerco na Zona Sul da cidade, que é um importante ponto turístico do Rio.
“A vinda do papa e o aumento o fluxo turístico explica a nossa entrada. O que acabou contribuindo para a ocupação foram os delitos ainda que estavam ocorrendo na região. O serviço de inteligência mostrava que os marginais estavam se refugiando aqui. Agora, eles perderam do território”, afirmou o coronel, destacando que trinta minutos foram suficientes para fazer a ocupação.

Ainda de acordo com o coronel, em um mês deve acontecer a implantação da UPP na comunidade, que deve contar com a atuação de 190 policiais. Até as 9h30 o Bope havia apreendido 3 kg de maconha, 100 balas de fuzil, rádios transmissores e carregadores. O material foi encontrado dentro de uma mochila em um terreno baldio. Por volta do mesmo horário, ninguém havia sido preso.
Polícia Militar ocupa a comunidade Cerro-Corá (Foto: Editoria de Arte/G1)
Mais de 30 UPPs
Inspiradas em experiência de Medelín, na Colômbia, o programa do governo do estado que deu origem às UPPs começou dezembro de 2008, com a instalação da primeira unidade, no Santa Marta, em Botafogo, Zona Sul. Desde então, 32 UPPs já foram implantadas, com mais de 8 mil policiais, e a previsão é de que, até 2014, sejam mais de 40 unidades, e equipe de 12,5 mil.
última ocupação foi em 3 de março, nas comunidades do Caju e Barreira do Vasco, que tiveram a UPP instalada em 12 de abril, como parte de uma estratégia para entrar no Conjunto de Favelas da Maré, uma das regiões de maior atuação do tráfico.
As UPPs em operação abrangem 222 comunidades e beneficiam mais de 1 milhão de pessoas das áreas pacificadas. Até 2014, serão beneficiadas outras comunidades, abrangendo mais 860 mil moradores das Zonas Norte e Oeste do Rio, Baixada Fluminense e outras cidades com grande concentração urbana. Além disso, a Polícia Militar criou um banco de talentos para identificar policiais com formação em outras áreas de conhecimento, que possam agregar mais qualidade ao serviço prestado às comunidades.
saiba mais


tópicos:
veja também





Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMÉRCIO EM EVIDÊNCIA