sexta-feira, 3 de maio de 2013

Ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda e mais 36 acusados...

02/05/2013 19h29 - Atualizado em 02/05/2013 20h11

MP reforça pedido de ação contra acusados no mensalão do DEM

Argumentos de advogados não impedem ação penal, diz Ministério Público.
Denúncia já havia sido enviada ao Superior Tribunal de Justiça em 2012.


Do G1 DF
José Roberto Arruda (Foto: Renato Araújo/Agência Brasil)
MP reencaminhou denúncia contra o ex-governador
do DF José Roberto Arruda e mais 36
acusados (Foto: Renato Araújo/Agência Brasil)

O Ministério Público Federal enviou documento ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) no qual reforça as denúncias contra o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda e mais 36 acusados de participar do esquema que ficou conhecido como mensalão do DEM.
A denúncia já havia sido encaminhada ao STJ em 2012. Agora, a Procuradoria rebate os argumentos dos advogados de defesa e volta a pedir que a ação penal seja aberta para que todos virem réus no processo.
A denúncia
Com 180 páginas, a denúncia, encaminhada pela PGR ao STJ em 2012, relata com detalhes como operavam os integrantes da suposta organização criminosa. Segundo o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, os operadores do esquema teriam “inovado” ao introduzir na administração pública o “reconhecimento de dívida”.
“Era um negócio fantástico. Por exemplo, você conhece uma pessoa que é dona de uma empresa, aí afirma no despacho que essa empresa vem prestando serviços de limpeza para o governo. Não é necessário que ela tenha prestado esse serviço, desde que várias pessoas afirmem que ela vem prestando. Com isso, foi possível pagar valores extremamente generosos, obtendo futuramente a contrapartida”, relatou Gurgel.
Após averiguar a denúncia, Lima encaminhará seu relatório para apreciação da Corte Especial do tribunal. Caberá ao colegiado decidir se será aberta ação penal contra os 37 denunciados por Gurgel.
saiba mais


tópicos:
veja também







Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMÉRCIO EM EVIDÊNCIA