terça-feira, 21 de maio de 2013

Tormenta devastou casas

21/05/2013 02h37 - Atualizado em 21/05/2013 09h53

Vai a 91 o nº de mortos após tornado devastar região de Oklahoma City

Tormenta devastou casas, duas escolas e ainda deixou 145 feridos.
Entre os mortos, há ao menos 20 crianças de menos de 12 anos.


Do G1, em São Paulo
O número de mortos provocados pela passagem devastadora de um grande tornado nesta segunda-feira (20), nos arredores de Oklahoma City, nosEstados Unidos, chegou a 91, informou a porta-voz do Centro Médico de Oklahoma City, Amy Elliot.
Entre os mortos, há pelo menos 20 crianças, a maioria de menos de 12 anos.
De acordo com Amy Elliot, outras 145 pessoas, dentre elas 70 crianças, se feriram e foram levadas para dois hospitais locais.
Ainda segundo Amy, o número de mortos não é definitivo e pode aumentar, pois há feridos em estado grave e há desaparecidos entre escombros espalhados por toda a região, especialmente em Moore, próximo a Oklahoma City.
O fenômeno destruiu duas escolas e centenas de casas, segundo as autoridades locais.
saiba mais

Imagens aéreas mostram o estrago causado pelo tornado que passou por Moore, em Oklahoma, nos Estados Unidos. (Foto: Steve Gooch/AP)
Tornado deixou um rastro de destruição na região. (Foto: Steve Gooch /AP Photo)
O serviço meteorológico nacional classificou a força do tornado como EF-4 na escala de magnitude dos fenômenos, o que significa que ele teve ventos entre 260 e 320 quilômetros por hora, mais forte que um furacão de categoria cinco.
A tormenta devastou a região, arrancando casas, levantando automóveis, e deixou um rastro de destroços em toda a região e um prédio em chamas.
saiba mais

Menino é retirado de escombros de uma parede que ruiu na escola primária Plaza Towers em Oklahoma City após a passagem do tornado. (Foto: Sue Ogrocki/AP)
Menino é retirado de escombros da escola primária Plaza Towers em Oklahoma City. (Foto: Sue Ogrocki / AP Photo)
"Sabemos que há um grande número de feridos. Sabemos que perdemos muitas infraestruturas nesta comunidade e em todo o estado", disse a governadora de Oklahoma, Mary Fallin.
"Há muitas medidas de segurança, tubulações de gás, cabos de energia elétrica que devemos revisar, mas não podemos fazer muito no momento", explicou o chefe de polícia Jerry Sillings, em uma referência às dificuldades das equipes de emergência de trabalhar no escuro.
Sobrevoando a área de helicóptero, as câmeras da KFOR capturaram cenas de destruição em Moore, com carros empilhados e casas destelhadas, assim como pessoas caminhando entre os escombros.O prefeito de Oklahoma City, Mick Cornett, disse que as primeiras equipes de emergência foram mobilizadas e que o Estado e a Guarda Nacional participarão no resgate.
mapa tornado oklahoma versão 2 (Foto: 1)

veja também



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMÉRCIO EM EVIDÊNCIA