quarta-feira, 29 de maio de 2013

Voo partiu às 17h54 e chegaria às 20h55

29/05/2013 11h56 - Atualizado em 29/05/2013 12h17

Avião com destino ao Chile sobrevoa SP por 3 horas e volta a Guarulhos

Voo partiu às 17h54 e chegaria às 20h55, mas pousou em SP às 20h44.
LAN diz que houve falha em trem de pouso e que piloto fez ação correta.

Tahiane StocheroDo G1, em São Paulo
Uma pane em um Airbus da LAN que seguia de São Paulo para Santiago, no Chile, fez com que o piloto retornasse ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, de onde partiu, três horas depois da decolagem na terça-feira (28).
Durante este período, a aeronave ficou dando voltas sobre o estado de São Paulo, segundo o site Flight Radar 24, que acompanha os voos no espaço aéreo brasileiro. Segundo o comandante Carlos Camacho, do Sindicato dos Aeronautas, o rastreamento feito pelo site, que é obtido por uma rede de radares, é confiável.
A empresa não comentou o sobrevoo sobre o estado, afirmando que o procedimento adotado pelo piloto foi correto e que o aeroporto de Cumbica era o previsto para retorno em caso de algum problema.
O voo LA 753, operado pela Lan diariamente de Guarulhos, estava previsto para decolar às 17h35 de terça. A decolagem, com atraso, ocorreu às 17h54, segundo o Gru Airport, que administra o aeroporto de Cumbica.
Em vez de seguir para o destino, o Aeroporto Comodoro Arturo Merino Benítez, em Santiago, o Airbus ficou sobrevoando o estado de São Paulo até as 20h44, quando pousou de volta em Guarulhos. A previsão da companhia era que o voo pousasse no Chile às 20h55.
Segundo a LAN, houve um problema no trem de pouso do Airbus, que foi detectado pelo comandante na primeira hora de voo. Por isso, os pilotos decidiram retornar. A LAN não informou o motivo do piloto ficar sobrevoando São Paulo antes do novo pouso.
A empresa disse que a aeronave retornou para Guarulhos porque "todo avião, antes de decolar, tem um plano traçado para onde deve voltar caso algum problema seja identificado" e que o procedimento seguiu protocolos de segurança.
O desembarque ocorreu sem problemas e os passageiros serão realocados em novo voo, previsto inicialmente para a tarde desta quarta-feira (29), de acordo com a empresa.
A aeronave, um A-320, tem capacidade para 156 passageiros. O grupo Latam Airlines, que responde pela TAM pela LAN após a união das empresas, não informou quantas pessoas estavam a bordo.
saiba mais
Veja abaixo a nota da LAN:
"A LAN informa que o seu voo LA 753, que fazia a rota entre São Paulo e Santiago, na noite de ontem (28), teve que retornar à cidade de origem, devido a uma pequena falha no sistema do trem de pouso do avião, detectada pelo comandante durante a primeira hora de voo. Em conformidade com os procedimentos estabelecidos, a aeronave retornou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde os passageiros foram desembarcados sem problemas. Eles serão realocados em outra aeronave para realizar o voo hoje (29 de maio).
O procedimento realizado é estabelecido pelos protocolos operacionais e de segurança da empresa, visando proteger a integridade e o bem-estar de seus passageiros.
A companhia providenciou serviços de alimentação e hotel para todos os passageiros.
A LAN lamenta o transtorno e os inconvenientes que o evento possa ter causado aos seus clientes, mas reitera o seu compromisso com a segurança como um valor inegociável dentro de seus padrões operacionais"







Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMÉRCIO EM EVIDÊNCIA