sexta-feira, 19 de abril de 2013

Doença genética é tratada com transplante de medula

19/04/2013 16h35 - Atualizado em 19/04/2013 16h35

Criança selecionada geneticamente doa medula e cura doença da irmã

Maria Clara passou por processo para evitar que tivesse talassemia.
Doença genética é tratada com transplante de medula óssea.


Do G1, em São Paulo
Maria Vitória beija a irmã recém-nascida Maria Clara, que foi selecionada geneticamente para poder ajudar a irmã (Foto: Evelson de Freitas/AE)
Em imagem de arquivo, Maria Vitória beija a irmã Maria Clara, na época ainda recém-nascida (Foto: Evelson de Freitas/AE)
A primeira criança brasileira gerada a partir de um zigoto selecionado para ser livre de doença genética e ter compatibilidade de transplante acaba de fazer uma doação que deve salvar a vida de sua irmã. Maria Clara foi escolhida quando ainda era um zigoto, de modo que nascesse sem a mesma doença da irmã Maria Vitória e pudesse ajudá-la a viver.
Maria Vitória, a irmã mais velha, de 6 anos, tinha “talassemia maior”. A doença fazia com que seus glóbulos vermelhos fossem mais fracos e a deixava anêmica – para isso, recebia transfusões de sangue a cada 20 dias, aproximadamente. A única solução definitiva para a doença seria o transplante de medula óssea, onde os glóbulos vermelhos são produzidos.
saiba mais

O transplante em si
Antes de passar pelo transplante, Maria Vitória precisou passar pela quimioterapia. O tratamento é normalmente usado para pacientes com câncer, mas, neste caso, tinha o objetivo de destruir a medula óssea defeituosa da menina – a talassemia não tem nenhuma relação com o câncer. Efeitos colaterais conhecidos, como a queda de cabelo, também ocorreram.
Para fazer o transplante, os médicos usaram células retiradas do cordão umbilical de Maria Clara, assim como a medula óssea da irmã mais nova. O ideal seria usar só as células do cordão umbilical, que têm menor risco de rejeição, mas nem sempre é possível usar apenas essas células, porque a quantidade é pequena. Por isso, os médicos muitas vezes usam também a medula do doador, como aconteceu neste caso.

veja também







Um comentário:

  1. Estou aqui para expressar minha profunda e calorosa gratidão pelo medicamento fitoterápico, que recebi do Dr. Imoloa. Agora estou vivendo uma vida saudável desde os últimos 6 meses. Agora estou livre do vírus do herpes genital, depois do medicamento à base de ervas que recebi dele. Você pode contatá-lo para a sua medicação através de seu e-mail- drimolaherbalmademedicine@gmail.com./ Whats app- + 2347081986098.Website-http / www.drimolaherbalmademedicine.wordpress.com.

    ResponderExcluir

SEU COMÉRCIO EM EVIDÊNCIA